Guido Sarli e Abel Moreno Pradas No InShadow 2025
“InShadow — Lisbon Screendance Festival” é uma iniciativa inovadora que converge imagem, corpo e tecnologia na criação artística contemporânea transdisciplinar.
Este festival, que terá lugar de 11 de novembro a 19 de dezembro, explora atmosferas interdisciplinares e reflete sobre soluções estéticas e técnicas para representar o corpo no ecrã, no palco e noutros espaços de performance. Géneros e linguagens cruzam-se em vídeos, espetáculos, performances, instalações e exposições.
O programa inclui um concurso de videodança e vídeo-arte, um concurso de documentários, espetáculos, uma secção para crianças e jovens chamada LittleShadow, uma forte componente educativa com workshops e masterclasses para especialistas e para o público em geral, bem como instalações e exposições que estendem o festival por toda a cidade. A vitalidade de um diálogo aberto surge do encontro entre a experiência de artistas consagrados e as visões de criadores emergentes.
InShadow promove a criação contemporânea e fomenta novas intersecções e perspetivas na cidade de Lisboa, estabelecendo um diálogo com o mundo. Nesta edição, o festival apresenta diferentes tipos de eventos, repartidos por 13 espaços da cidade.
A representação espanhola será composta por:
LONA de Guido Sarli
Guido Sarli, diretor da companhia Umma Umma Dance, de Barcelona, ministrará o workshop LONA (Choreographer & Movement Director) no dia 28 de novembro, das 14h às 16h, no espaço Pro.Dança, Rua de São Domingos à Lapa, 8 N, Lisboa 1200-835. Inscrição: inshadowfestival@gmail.com.
EDGE de Abel Moreno Pradas
Abel Moreno Pradas estará presente no dia 28 de novembro, às 21h, no Teatro do Bairro para apresentar o seu filme EDGE, que participa na competição.