LEFFEST 2025
“O LEFFEST — Lisboa Film Festival 2025” exibirá o melhor do cinema contemporâneo, com o objetivo de criar pontes entre este e outras formas de arte.
A competição, que reúne as produções deste ano e destaca jovens realizadores de todo o mundo, é complementada por outras secções: homenagens, retrospectivas, séries temáticas, sessões especiais, algumas ante-estreias nacionais e os filmes mais aguardados da próxima temporada. Para além das projeções, há concertos e performances de criadores, bem como exposições de fotografia, pintura, escultura, desenho e serigrafia.
Destacamos os seguintes eventos com presença espanhola.
Un Nuevo Elan del Cine Español
Este ciclo vai reunir alguns dos filmes mais importantes dos últimos anos, muitos deles nunca exibidos em Portugal:
Los Tigres
9 de Novembro as 21h30. Cinema São Jorge. Comprar bilhetes.
De Alberto Rodríguez, Espanha, 2025, 109 minutos.
Prémio do Júri para Melhor Cinematografia em San Sebastián.
Seguido por uma sessão de Q&A com o realizador.
António e Estrella são irmãos. O pai deles foi mergulhador e passaram a vida no mar. António é o Tigre, um mergulhador imbatível — o companheiro que todos querem lá embaixo quando uma vida depende de segundos. Ele faz isso todos os dias. Estrella auxilia o irmão na barcaça onde trabalham. Ela mantém-no ligado à terra; fora de água, António é um verdadeiro desastre. Viveu sempre para o presente, sem pensar no amanhã, e a sua situação financeira é delicada. António sofre um acidente e é informado de que os seus dias de mergulho terminarão em breve. O futuro parece-lhes sombrio e complicado. Tudo pode mudar quando encontram um stock de cocaína escondido no casco de um petroleiro. António não vê outra opção; Estrella não a vê tão claramente. Como sempre.
Segundo Premio
10 de Novembro as 18h30. Culturgest. Comprar bilhetes.
De Isaki Lacuesta y Pol Rodríguez, Espanha, 2024, 109 minutos.
Vencedor dos Prémios Goya 2025 (melhor realização, montagem e som) e dos Prémios Gaudí (melhor realização, fotografia e som).
Granada, finais da década de 1990. No auge da efervescência artística e cultural, um grupo de música indie vive o seu momento mais delicado: a baixista rompe com a banda, procurando o seu lugar fora da música, e a guitarrista mergulha numa perigosa espiral de autodestruição. Entretanto, o cantor enfrenta um complicado processo de composição e gravação do seu terceiro álbum. Ninguém sabe que este álbum vai mudar para sempre o panorama musical do país. Este (não) é um filme sobre os Planetas.
El 47
11 de Novembro as 18h00. Cinema São Jorge. Comprar bilhetes.
De Marcel Barrena, Espanha, 2024, 110 minutos. Vencedor do Prémio Goya 2025 e do Prémio Gaudí 2025 para Melhor Filme.
Conta a história de um ato de dissidência pacífica e do movimento popular de bairro que transformou Barcelona em 1978 e mudou para sempre a imagem dos seus subúrbios. Manolo Vital era um motorista de autocarros que assumiu o controlo da linha 47 para desmascarar uma mentira que a Câmara Municipal teimava em repetir: os autocarros não podiam subir as ladeiras do bairro da Torre Baró. Um ato de rebelião que se revelou um catalisador para a mudança, um catalisador para que as pessoas se orgulhassem das suas raízes, uma luta pelo bairro, pela classe trabalhadora, que ajudou a criar a Barcelona moderna dos anos 70.
Los Domingos
12 de Novembro as 18h00. Cinema São Jorge. Comprar bilhetes.
De Alauda Ruiz de Azúa, Espanha, 2025, 110 minutos.
Vencedor da Concha de Oro 2025 em San Sebastián.
Ainara (Blanca Soroa), uma jovem idealista e brilhante de 17 anos, tem de decidir que curso universitário seguir. Ou, pelo menos, é o que a sua família espera que ela faça. No entanto, a jovem revela que se sente cada vez mais próxima de Deus e está a ponderar abraçar a vida de freira de clausura. A notícia apanha toda a família de surpresa, criando um abismo e uma prova de fogo para todos.
El Amor de Andrea
12 de Novembro as 11h00. Cinema Medeia Nimas. Comprar bilhetes.
De Manuel Martín Cuenca, Espanha, 2023, 101 minutos.
Melhor Realizador e Melhor Argumento no Festival de Cinema de Tallinn de 2023.
Este filme será seguido por uma sessão de Q&A com o realizador.
Andrea, uma jovem de 15 anos que vive em Cádis, quer reconquistar o amor do pai, que desapareceu das suas vidas ao divorciar-se da mãe. Andrea recorda-se de um pai extremoso e não consegue compreender por que razão ele não quer ver mais os filhos. Tomás e Fidel, os seus dois irmãos mais novos, são os seus companheiros incansáveis nesta aventura que fala de amor, família e desilusão.
La Terra Negra
13 de Novembro as 21h45. Cinema São Jorge. Comprar bilhetes.
De Alberto Morais, Espanha, 2025, 100 minutos.
Selecionado no concurso de San Sebastián e no Festival de Málaga de 2025.
María trabalha com o seu irmão Ángel no negócio da família, a fábrica industrial da cidade, que abandonou há anos. Exilada de tudo, trabalha metodicamente para sobreviver enquanto os amigos de Ángel assistem ao regresso de María com satisfação, saboreando o seu fracasso na vida. Ángel contrata Miquel, e desenvolve-se uma admiração mútua entre ele e María. A presença do estrangeiro causa medo, pois Miquel esteve preso e também há algo de místico nele, capaz de influenciar outras pessoas.
Los Destellos
14 de Novembro as 18h30. Cinema Medeia Nimas. Comprar bilhetes. Q&A com a encenadora e atriz Patricia Lopez Arnaíz.
15 de Novembro as 21h00. Cine-Teatro D. João V.
De Pilar Palomero, Espanha, 2024, 101 minutos. Concha de Prata para Melhor Atriz (Patricia López Arnaiz).
A vida de Isabel dá uma reviravolta inesperada no dia em que a sua filha Madalen lhe pede para visitar Ramón regularmente, que se encontra doente. Após quinze anos afastada do ex-marido, um homem que considera um estranho, apesar de serem a sua família há anos, Isabel começa a reacender ressentimentos que acreditava ter ultrapassado. No entanto, ao estar com Ramón no seu momento mais vulnerável, Isabel poderá ver o fracasso que vivenciaram com novos olhos e concentrar-se no presente na sua própria vida.
Homenaje a Marisa Paredes
Este evento vai ser um tributo à sua carreira com três filmes emblemáticos:
La flor de mi secreto
16 de Novembro as 15h00. Cinema Medeia Nimas. Comprar bilhetes.
De Pedro Almodóvar, Espanha, 1995, 102 minutos.
Leo Macías é uma escritora de romances que se esconde sob o pseudónimo de Amanda Gris. Obrigada por contrato a entregar três romances por ano, há meses que quebra o contrato; em vez de um romance, está a escrever um mordaz. O seu marido, um soldado, está a participar numa missão de paz na Bósnia, mas antes da sua partida, o casal estava a passar por uma das suas piores crises. O adiamento da solução dos seus problemas conjugais deixa Leo a sentir-se frágil e insegura, invadindo todos os aspetos da sua vida. Sabe que Paco já não a ama, mas agarra-se cegamente a qualquer esperança, por mais absurda que seja.
Após esta exibição haverá uma conversa com María Isasi, Arturo Ripstein, Chema Prado e Manuel Cuenca.
Las cartas perdidas
15 de Novembro as 17h30. Cinema São Jorge.
De Amparo Climent, Espanha, 2021, 75 minutos.
Após o golpe militar contra o governo da Segunda República em 1936, o regime de Franco aproveitou a vitória para punir cruelmente muitas mulheres, submetendo-as às mais extremas formas de violência e humilhação, na tentativa de as objetificar e desumanizar, sofrendo uma dupla perseguição: ideológica e de género. Este documentário é uma viagem emocionante baseada em cartas reais interpretadas por grandes atrizes, arquivos inéditos, documentos e testemunhos de mulheres perseguidas pelo regime de Franco. Torna-as conhecidas pelo mundo para que os seus nomes não sejam apagados da história.
Profundo Carmesí
15 de Novembro as 11h00. Cinema São Jorge. Comprar bilhetes.
De Arturo Ripstein, Mexico, 1996, 115 minutos.
Após esta exibição haverá um Q&A com Arturo Ripstein.
México, 1949. Coral Fabre, uma enfermeira em estado terminal que luta para criar os seus dois filhos, sonha com a imagem de Charles Boyer. Na clínica cardíaca de uma das suas revistas favoritas, encontra um anúncio de um homem chamado Nicolás Estrella, que se gaba da sua semelhança com o popular ator francês e se apresenta como um “cavalheiro espanhol à procura de uma relação romântica”. Coral decide escrever-lhe… Baseado na história verídica do casal de “corações solitários” Martha Beck e Raymond Fernandez, que cometeram uma série de assassinatos na década de 1940.
Grandes Maestros
Esta secção é dedicada aos cineastas mais influentes da atualidade, inclui o mais recente filme de José Luis Guerín, Historias del Buen Valle, vencedor do Prémio Especial do Júri em San Sebastián 2025:
Historias del Buen Valle
15 de Novembro as 16h30. Cinema São Jorge. Comprar bilhetes.
De José Luis Guerín, Espanha, 2025, 122 minutos.
Com a presença do realizador.
Vallbona é um bairro nos arredores de Barcelona, isolado por um rio, caminhos-de-ferro e autoestradas. É um bairro periférico que vive a transição do rural para o urbano, preservando modos de vida erradicados do centro da cidade. É o lar das casas dos primeiros migrantes que chegaram após o período pós-guerra, e os novos blocos habitacionais da cidade suburbana, onde se concentra a nova migração, coexistem, transformando este humilde recanto numa verdadeira aldeia global. Uma memória nascida da sobrevivência e das lutas do bairro. Historias del Buen Valle é uma coleção de imaginários, conflitos sociais, geracionais e identitários, planeamento urbano e ecologia; mas também um olhar sereno e humanista sobre o mundo atual.
Outros eventos
Encontro Internacional de Escolas de Cinema onde a ESCAC
10 de novembro, às 18h00. Cinema São Jorge. Entrada livre.
Escola Superior de Cinema e Audiovisuais da Catalunha estará presente: concurso de curtas-metragens para filmes produzidos pela escola e masterclasses gratuitas. As curtas-metragens da ESCAC serão exibidas no dia 10 de novembro, às 18h00.
Palestra Sobre a Situação de Sem-Abrigo
12 de novembro, 21h00. Cinema São Jorge.
De Alberto Samaniego. Uma reflexão sobre a representação da ausência, do exílio e da identidade no cinema contemporâneo.